Há um trecho de um quarto de milha de estrada na Holanda que agora apresenta marcas rodoviárias que brilham no escuro. É um projeto piloto que, se for eficaz, pode reduzir drasticamente a nossa necessidade de iluminação pública.
O projeto é uma colaboração entre o artista Daan Roosegaarde e a empresa de engenharia civil Heijmans. A pintura contém um pó “luminescente” que se carrega durante o dia e, lentamente, libera um brilho verde etéreo à noite. Heijmans diz que é uma alternativa sustentável para lugares onde a iluminação convencional não está presente.
O trecho de 500 metros da auto-estrada está localizado a cerca de 100 km a sudeste de Amsterdã.
Heijmans quer expandir o projeto, mas ainda não garantiu novos contratos. Não há notícias ainda sobre a forma como a tinta mantém-se contra o uso e desgaste – o brilho dura até oito horas, uma vez que é alimentado ao longo do dia.
Mas é claro o interesse dos operadores rodoviários e governo local para empregar esses tipos de testes, considerando-se a redução de custos. No entanto, quando Roosegaarde falou com o Wired.co.uk há alguns meses atrás sobre seus campos eletrostáticos propostos que atraem a poluição atmosférica a serem implantados em Pequim, ele explicou que a burocracia tem sido um grande problema. Em outubro, Roosegaarde disse que o projeto estava pronto há meses, mas foi detido por causa de um pedido de licença e aprovações do governo local.
Fonte: io9
Nenhum comentário:
Postar um comentário