O Envisat, de 9 metros de largura, perdeu contato com a Terra em 2012 e desde então tem estado sem controle humano e com o risco de se colidir com lixo espacial, enviando um cobertor devastador de detritos para outros satélites que estão a 790 quilômetros acima de nossas cabeças.
Se isso soa como a premissa do filme recente Gravidade, não é à toa. No filme, russos bombardeam um satélite não-operacional, o que faz com que fragmentos da explosão destruam a Estação Espacial Internacional, deixando George Clooney e Sandra Bullock em apuros.
Se ocorrer uma colisão, ela poderia levar a um efeito de reação em cadeia conhecido como Síndrome de Kessler, onde detritos de movimento rápido fazem com que várias colisões deixem uma nuvem de estilhaços em órbita, ameaçando a segurança de outros satélites e naves espaciais. Se esses satélites forem atingidos, podem interromper redes de telecomunicações e sistemas de GPS. Além disso, uma colisão poderia deixar muitos obstáculos para futuras missões espaciais, que deverão desviar de todo o lixo espacial.
E o alto custo e complicado processo de trazer este satélite de volta para a Terra significa que ele ficará por um bom tempo em órbita.
Fonte: News.com.au
Nenhum comentário:
Postar um comentário