Como sobreviver a um acidente de avião? - Obscura Verdade

Apenas os Pequenos Segredos Precisam ser Guardados, Os Grandes Niguém Acredita - Herbert Marshall

Home Top Ad

Responsive Ads Here

24 de abr. de 2015

Como sobreviver a um acidente de avião?

Se você estiver em um acidente de avião, o que você faria? Existem certas coisas que você pode fazer para garantir a sua chance de sobreviver a um desastre aéreo e chegar vivo em casa.

As chances de ser morto em um vôo são de uma em 4,7 milhões. Apesar de ser considerado um dos meios de transporte mais seguro é bom que estejamos preparados para uma possível tragédia. Dados do National Transportation Safety Board dos EUA mostram que, de fato, 95,7 por cento das pessoas sobrevivem a um acidente de avião. Mesmo em desastres aéreos mais graves, mais de 76 por cento dos passageiros sobrevivem.

Saber o que fazer em caso de emergência pode ser a diferença entre a vida e a morte para você e sua família. Confira as dicas:

Leia o cartão de instruções de segurança e preste atenção ao discurso prévio de segurança em voos


Cada tipo de avião tem instruções de segurança diferentes. Não ignore a explicação dos comissários de bordo. Se estiver sentando próximo à uma saída de emergência, estude a porta e tenha certeza que saberá como abri-la se necessário. Em circunstâncias normais, um dos comissários abrirá a porta, mas se todos estiverem mortos ou feridos, você precisará fazer isso.

Reserve o assento certo


Passageiros na cauda da aeronave tem um índice de sobrevivência 40% maior do que os que se sentam nas primeiras fileiras.

Use calças compridas, uma camiseta de manga comprida e um sapato de amarrar sólido e confortável


Evite tecidos sintéticos altamente inflamáveis, como poliésteres ou nylons, optando por algodão ou lã. O impacto inicial é uma coisa, mas depois que há um sério risco de incêndio no avião.

Tenha um plano


Tente determinar em que superfície o avião pousará para poder adaptar sua preparação. Se estiver caindo na água, por exemplo, precisará de um colete salva-vidas – não infle-o até que esteja do lado de fora do avião – e se for cair em um lugar frio, deve tentar conseguir um cobertor ou casaco para te aquecer do lado de fora.

Mantenha seu cinto de segurança afivelado em todos os momentos


Se o avião bater enquanto você estiver dormindo, ficará feliz em ter mantido o cinto de segurança. Cada centímetro de folga em seu cinto triplica a gravidade que você sentirá na batida, então, mantenha-o apertado!

Se prepare para o impacto


Se o assento ou anteparo em sua frente estiver perto o suficiente para ser alcançado facilmente, posicione a palma de uma mão na parte de trás do assento, cruze a outra mão e apoie a palma sobre a primeira e apoie sua cabeça contra suas mãos (não cruze os dedos). Também se recomenda colocar a cabeça diretamente contra o assento da frente e cruzar os dedos atrás dela, deixando os braços apoiados na lateral da cabeça.

Se não tiver um assento em frente próximo, incline-se e apoie seu peito nas coxas e sua cabeça entre seus joelhos. Cruze seus punhos na frente dos calcanhares e segure seus tornozelos. Em qualquer posição, seus pés deverão estar firmes no chão e as pernas num ângulo em os deixe à frente da linha dos joelhos para reduzir ferimentos em seus pés e pernas, que serão necessários para sair com sucesso da aeronave depois do impacto. Posicione suas pernas o mais afastado do assento possível para evitar que seus ossos da canela se quebrem.

Mantenha-se calmo


Pode ser fácil se desesperar no caos que imediatamente precede ou segue um acidente. Mantenha a cabeça fria, e você terá mais chances de escapar com vida.
Coloque sua máscara de oxigênio antes de ajudar aos outros


Você provavelmente ouviu isto em cada voo comercial que esteve, mas vale a pena repetir. Se a integridade da cabine estiver comprometida, você terá aproximadamente 15 segundos (geralmente menos se você fumar ou tiver problemas respiratórios e de circulação) para começar a respirar através da sua máscara de oxigênio, antes de ficar inconsciente.
Proteja-se da fumaça


Fogo e, mais comumente, fumaça são responsáveis por uma grande porcentagem de mortes em acidentes. A fumaça em um incêndio em avião pode ser muito espessa e altamente tóxica, então, cubra seu nariz e boca com um tecido para evitar inspirá-la. Se possível, umidifique o tecido para prover proteção adicional.
Saia do avião o mais rápido possível


É vital sair da aeronave sem demora – se fogo ou fumaça estiverem presentes, você geralmente terá menos de dois minutos para sair do avião com segurança.
Fique a pelo menos 150 metros dos destroços, na direção oposta ao vento




Incêndios ou explosões podem acontecer a qualquer momento após o acidente, então tome o máximo de distancia possível do avião. Se o acidente for em mar aberto, nade para o mais longe dos destroços possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário