Loki: O Deus da Travessura e do Conhecimento - Obscura Verdade

Apenas os Pequenos Segredos Precisam ser Guardados, Os Grandes Niguém Acredita - Herbert Marshall

Home Top Ad

Responsive Ads Here

30 de mai. de 2014

Loki: O Deus da Travessura e do Conhecimento


Loki (também conhecido como Loke ou possivelmente Lothur) é um deus ou um jotun (gigantes que se opõem aos deuses) da mitologia nórdica. Deus do fogo, da trapaça e da travessura, também está ligado à magia e pode assumir a forma que quiser. Ele não pertence aos Aesir, embora viva com eles. É frequentemente considerado um símbolo da maldade, traiçoeiro, de pouca confiança; e, embora suas artimanhas geralmente causem problemas a curto prazo aos deuses, estes frequentemente se beneficiam, no fim, das travessuras de Loki. Ele está entre as figuras mais complexas da mitologia nórdica.

Ele domina um majestoso conhecimento em estratégia, usando suas habilidades para interesses próprios, fabricando e elaborando intrigas e densar mentiras. Por ser um mestiço entre deus e jotun, a sua relação com os outros deuses é bastante problemática. Segundo as lendas nórdicas, Loki liderará um exército durante os eventos da Ragnarok. Loki é muito respeitado por Thor, tendo ajudado-o a recuperar o seu martelo mágico Mjölnir, que fora roubado por gigantes. Além do martelo, Loki também obtém alguns dos artefatos mais importantes dos deuses como a lança de Odin, Gungnir, os cabelos de ouro de Sif e o navio mágico de Freyr, o Skidbladnir.

Os registros que temos hoje em relação a Loki vêm principalmente da Edda, em verso e em prosa. Esses trabalhos são as mais importantes fontes de de informações sobre a Mitologia Nórdica original e os heróis germânicos. Loki também é citado nos Poemas Rúnicos, na poesia dos escaldos, sendo também muito recorrente em todo o folclore escandinavo. Algumas teorias o conectam à figura do deus Lóðurr, um dos irmãos de Odin.

As atitudes de Loki mostram sempre o seu lado maléfico e degenerado, mas geralmente ele está a buscar algo de bom, apesar de irem contra os seus objetivos originais. Apesar das sua ações, Loki não é considerado um deus perigoso. Os outros deuses sempre fazem uso da sua criatividade quando estão a enfrentar problemas potencialmente sem solução ou esperança. Muitos estudiosos afirmam que essa visão de um deus demoníaco e destrutivo é exclusivo da perspectiva cristã. Apesar do seu lado corrompido, Loki é um os personagens que acabam se tornando grandes aliados dos deuses. Além disso, a imagem de Loki representa o "caos necessário" para a busca do progresso. Princípios cristãos introduzidos na Escandinávia acabaram por destacar apenas o de mais maldoso nas características de Loki. Embora já muitos estudos tenham sido feitos sobre a figura desse deus, a sua história ainda é considerada bastante obscura. Não há traço religioso algum na etimologia do seu nome.

Um comentário: