Aqui vocĂȘ pode ver o que aconteceu quando uma estrela explodiu em uma supernova, e se tornou o objeto conhecido como SN 1987A. A imagem foi feita com base em dados recolhidos a partir do Very Large Telescope, do ObservatĂłrio Europeu do Sul.
A impressĂŁo artĂstica do material em torno de uma estrela que explodiu recentemente, conhecida como Supernova 1987A (ou SN 1987A), Ă© baseada em observaçÔes que pela primeira vez revelaram uma visĂŁo tridimensional da distribuição do material expulso. A explosĂŁo inicial era nĂŁo sĂł poderosa, de acordo com os novos resultados, mas foi tambĂ©m mais concentrada em uma direção particular. Esta Ă© uma forte indicação de que a supernova deve ter sido muito turbulenta, suportando os modelos de computador mais recentes. Esta imagem mostra os diferentes elementos presentes em SN 1987A: dois anĂ©is exteriores, um anel interno e o material expelido interno e deformado.
Exatamente como uma supernova explode não é muito bem compreendido, mas a forma como a estrela explodiu estå impressa neste material interno. Os astrÎnomos podiam deduzir que este material não foi ejetado simetricamente em todas as direçÔes, mas parece ter tido uma direção preferencial.
Supernovas acontecem quando estrelas muito grandes esgotam seu combustĂvel e explodem gerando um brilho que pode ofuscar uma galĂĄxia inteira – seu brilho Ă© equivalente Ă 10 bilhĂ”es de sois.
A imagem foi criada por LuĂs Calçada, um artista portuguĂȘs que trabalha no ESO, na Alemanha. VocĂȘ pode ver mais de seu trabalho em seu site.
Nenhum comentĂĄrio:
Postar um comentĂĄrio